Voltar

Como a associação entre bruxismo e prótese sobre implante afeta o tratamento?

Notícias | por: sinimplante

O bruxismo dificulta os tratamentos com prótese sobre implante, pois aumenta o risco de fraturas. O contato entre as superfícies dentárias, o choque e o excesso de força entre os dentes são responsáveis pela maioria das complicações que acontecem. Continue a leitura para conhecer todos os problemas que a associação entre bruxismo e prótese sobre implante pode provocar.

 

Problemas da associação entre bruxismo e prótese sobre implante

Fraturas na prótese sobre implante – é muito comum pacientes bruxistas sofrerem múltiplas fraturas em diferentes momentos da vida. Geralmente, o bruxismo causa sobrecarga na prótese, o que provoca pequenas trincas na cerâmica. Quando a prótese já está fragilizada e o paciente mastiga algo um pouco mais duro, ocorre a fratura. Dependendo de alguns fatores, como o tipo e a intensidade da mordida do paciente, a fratura pode acontecer na cúspide ou na parede inteira da cerâmica.

Fraturas em implantes de carga imediata – o bruxismo aumenta o risco de fratura neste tipo de implante, principalmente se o paciente não faz nenhum tipo de tratamento para a disfunção. O problema gera sobrecarga sobre os implantes que ainda não estão osseointegrados, causando micromovimentações que podem culminar na perda deles. Do ponto de vista teórico, implantes de carga imediata não são indicados para bruxistas. No entanto, o paciente pode usar placa miorrelaxante, por exemplo, para diminuir o fator de risco. O mais importante é alertá-lo antes sobre o aumento do risco de fratura.

Fraturas em raízes dentárias – próteses com núcleo metálico não nobre, como o cobalto e níquel cromo, são muito rígidos. Desta forma, toda carga mastigatória gerada é transmitida diretamente para a raiz, sem nenhuma absorção. O bruxismo agrava este quadro, devido à sobrecarga gerada sobre os dentes.

Desgaste estético – o bruxismo aumenta a degradação de elementos e materiais. Então, é importante avaliar a resistência do tipo de material a ser usado na prótese sobre implante de pacientes bruxistas e verificar o nível de contato entre o implante e o dente. Quando o contato está igual, significa que o implante está sendo mais sobrecarregado na mastigação, porque o ligamento periodontal do dente amortece o impacto, o que não ocorre no implante. Por isso, oriente o paciente bruxista sobre a importância da manutenção para fazer ajustes oclusais periódicos.

 

Prevenção de problemas associados com bruxismo e prótese sobre implante

Existem algumas medidas que podem amenizar a ação do bruxismo durante o tratamento. Veja quais são:

  • Pinos protéticos em fibra de vidro ou carbono;
  • Eliminação de contato múltiplos entre dentes naturais e prótese sobre implante;
  • Criação de contatos entre próteses dentárias em arcadas opostas;
  • Implantes dentários mais largos;
  • Redução do tamanho da mesa oclusal em próteses dentárias;
  • Ajuste oclusal correto;
  • Placa miorrelaxante para tratar o bruxismo.

 

Veja também

Postado em 30 de novembro de 2018 as 16:05

por sinimplante em Notícias

POR SINIMPLANTE

Categorias

NEWSLETTER